Por que estudar . Por: Edson Lobo
Considerando que a fé cristã é baseada na Bíblia Sagrada que cremos ser a Palavra de Deus a nós revelada, torna-se cada vez mais importante a disponibilização de um conhecimento sistematizado da revelação de Deus sobre Si mesmo e da Sua relação conosco, desde a criação. O estudo da teologia cristã é um instrumento precioso para solidificar a nossa certeza de que a Bíblia é a Palavra de Deus e nossa única regra de fé e prática, expressando a objetividade da fé Cristã.
O estudo da teologia cristã também nos ajuda a compreender o caráter atemporal das Escrituras Sagradas. “Passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras não passarão”(Mt 24:35). A fé cristãtem pressupostos revelados, escritos e válidos para todas as gerações (as que já passaram, a que vivemos e as gerações vindouras). Portanto, a teologia bíblica nos permite elaborar uma mensagem apropriada, contextualizada para todo tempo, realidades e ambientes.
A mensagem da salvação é também global, destinada à humanidade toda,razão pela qual o evangelho de Jesus deve ser anunciado a todos os povos, línguas e nações! O amor de Deus alcança a humanidade toda (Jo 3:16). A teologia Bíblica nos ajuda a compreender a extensão do Evangelho e a comprometer-se com a missão de anunciá-lo a todos os povos, construindo pontes de inserção e contextualização da mensagem cristã com a vida das pessoas em todos os lugares do planeta.
A teologia cristã é o pressuposto básico para a construção e manutenção das estruturas doutrinárias das igrejas que indicam a forma de viver o evangelho de Jesus na vida pessoal e como igreja do Senhor.
Por outro lado, ao ajudar na compreensão das Escrituras,a teologia cristã poderá exercer a sua função mais nobre que é motivar as pessoas a buscarem uma vida de submissão a Cristo no poder do Espírito Santo.
Portanto, a teologia não tem o único objetivo de formar pastores, mas habilitar pessoas para uma vida cristã verdadeira, sendo “sal da terra e luz do mundo”.
Em síntese, desejamos promover, por meio da teologia bíblica, uma compreensão sistematizada das Escrituras Sagradas,capacitando pessoas para o exercício de uma liderança comprometida com o Reino de Deus, autêntica, criativa, frutífera, piedosa e transformadora.Nesse sentido, não vislumbramos essa influência apenas nos ambientes das igrejas, mas no exercício das mais diversas atividades, dirigindo ou influenciando pessoas nas empresas privadas ou estatais, em órgãos de governo nos seus diversos níveise poderes, com uma mentalidade cristã, uma forma cristã de viver e fazer, de relacionar e governar, conforme a vontade de Deus.
Pr. Edson Lôbo
Deixe uma resposta